EXERCÍCIO

COMAE e DECEA realizam Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares

O treinamento acontece no Instituto de Controle do Espaço Aéreo, em São José dos Campos (SP) e segue até 04 agosto
Publicada em: 05/08/2023 07:16
Imprimir
Fonte: DECEA, por Denise Fontes
Edição: Agência Força Aérea

A Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM), promovida pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) iniciou na segunda-feira (31/07) e segue até o dia 04/08. O treinamento está sendo realizado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos, interior de São Paulo (SP).

Participam do exercício os Centros de Operações Militares (COpM) dos Quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III e IV); o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) com os seus Esquadrões e o Segundo do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV)— Esquadrão Guardião.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros, acompanhado pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, sendo recebidos pelo Diretor do ICEA, Coronel Aviador Plínio da Silva Becker. Esteve também presente no evento o Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais, Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang.

Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro do Ar Barbacovi destacou a importância da RACOAM. “É um privilégio como Diretor-Geral do DECEA estar à frente deste exercício. Um dos objetivos é treinar para estarmos sempre prontos para empregar os meios necessários. Vamos mostrar como somos capazes e eficazes na atividade de vigilância do espaço aéreo brasileiro”, pontuou o Oficial-General.

Ao ressaltar a relevância do exercício para a defesa aérea, o Tenente-Brigadeiro Medeiros parabenizou os militares pela atividade e desejou sucesso no evento.

A reunião planeja buscar o contínuo aprimoramento e a capacitação dos operadores dos Órgãos de Controle de Operações Aéreas Militares (OCOAM), além de avaliar o desempenho dos órgãos, o conhecimento e o correto emprego de técnicas e táticas no cumprimento da missão de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro.

Durante a programação, os militares participam de exercícios operacionais, treinamento de conflito e simulação de voo, maratona intelectual, competição esportiva, além de um simpósio de doutrina operacional, de capacidades militares do radar LP23NG e Link BR2.

Fotos: Fábio Maciel / DECEA

imagens/original/45982/IMG_2941.jpg
imagens/original/45982/IMG_2956.jpg
imagens/original/45982/_MG_0050.jpg
imagens/original/45982/_MG_0111.jpg